Adicionar ao carrinho
20 de dezembro de 2018

VOCÊ SABE O QUE É CAPITALISMO CONSCIENTE?


Sustentabilidade

você sabe o que é capitalismo consciente?

Cada vez mais, o termo “Capitalismo Consciente” aparece nos negócios e na mídia em geral como o futuro dos negócios.

Mas o que é e como surgiu esse conceito? E por que é importante que as empresas adotem uma maneira mais “consciente” de operar?

O Capitalismo Consciente começou como uma colaboração entre acadêmicos e líderes empresariais para articular uma maneira melhor de fazer negócios, e é baseado na crença de que as empresas realmente prosperam quando estão organizadas em torno de um propósito maior. Esse conceito evoluiu para um movimento global destinado a educar e inspirar os líderes empresariais a praticar o capitalismo em sua forma mais verdadeira.

Os idealizadores do capitalismo consciente acreditam que negócios bem administrados e centrados em valores podem contribuir para a humanidade de maneiras mais tangíveis do que qualquer outra organização na sociedade.

Alguns céticos argumentam que “capitalismo” e “consciente” são palavras que não pertencem à mesma frase. Isso porque geralmente são utilizadas para retratar diferentes formas de ver o mundo. O capitalismo está associado com o individualismo, ambição pessoal, acúmulo de riqueza e poder, e uma identidade fundamentada na extrema realização. Já, a palavra consciente ou consciência, por outro lado está associada com a autoconsciência, o desenvolvimento pessoal, o bem maior, e uma visão de mundo que evita a concorrência, hierarquia e materialismo.

O capitalismo consciente – conforme descrito por John Mackey e Raj Sisodia – é baseado em quatro princípios:

 

1. Liderança Consciente

Tornar-se um líder consciente significa não basear as decisões no status ou no ego, mas sim desenvolver a autoconsciência. Isso significa também estar presente e acessível, ouvindo ativamente diferentes opiniões e criando um ambiente de diálogo aberto onde as ideias são trocadas e objetivos são compartilhadas.

Os Líderes Conscientes são aqueles que inspiram lealdade e alto desempenho consistente em suas equipes.

 

2. Integração de Stakeholders

Os líderes conscientes sabem a importância de levar em consideração todos os seus stakeholders. Nenhuma marca se torna grande se concentrando apenas nos acionistas. Os fatores realmente importantes para o sucesso comercial a longo prazo são os funcionários e clientes, e geralmente os fornecedores e a comunidade também. Cuide deles e eles cuidarão de você.

 

3. Cultura Consciente

A cultura nada mais é do que os valores incorporados, princípios e práticas subjacentes à estrutura social de um negócio, que permeia suas ações e conecta todos os stakeholders ao propósito da empresa. Uma cultura consciente promove amor e cuidado e constrói confiança entre os membros da equipe e os demais stakeholders, fazendo com que todos se movam na mesma direção.

 

4. Propósito Maior

As empresas produzem um impacto positivo muito maior quando se baseiam em um propósito maior, que vai além de gerar lucro e criar valor para os acionistas. O propósito é a razão da existência de uma empresa e o senso de propósito maior é mobilizador. Ele cria um extraordinário grau de engajamento entre todos os públicos de interesse e estimula a criatividade, a inovação e o comprometimento organizacional.

 

O capitalismo consciente é uma estrutura holística que mantém a consciência moral no centro de todas as atividades empresariais. Promove a ideia de que as empresas não devem existir para seus próprios interesses, mas para o bem comum da sociedade. E este modelo não está isento de recompensas – os líderes empresariais que praticam o capitalismo consciente têm a oportunidade única de ganhar renda enquanto tornam o mundo um lugar mais seguro, mais gentil e mais sustentável.

É disso que estamos falando com o Capitalismo Consciente. Não tente jogar o jogo de outra pessoa. Seja fiel a si mesmo, seus clientes, seus funcionários e você será recompensado.

 

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

LEIA TAMBÉM: SUSTENTABILIDADE NO DIA A DIA: COMO PRATICAR?

Categorias


Instagram


Something is wrong.
Instagram token error.