Adicionar ao carrinho
7 de fevereiro de 2019

MÉTODO MARIE KONDO: A ARTE JAPONESA DE ORGANIZAR


Organização

método de marie kondo

Hoje vamos falar sobre o método de organização Marie Kondo, o qual vem conquistando milhões de adeptos pelo mundo.  Seu método não é apenas um livro best-seller (e agora, uma série popular da Netflix). Ele se tornou um fenômeno cultural, incentivando pessoas a descartar o excesso de coisas que guardam em suas casas e acabar de vez com a bagunça.

É um método bastante rígido que pode não ser para todos. Algumas pessoas se sentem melhor seguindo uma rotina de organização semanal mais simples . Mas o que exatamente é o método Marie Kondo, também chamado de KonMari? Como ele funciona? A seguir resumimos para você a filosofia de organização da especialista japonesa para ajudar você a decidir se esse método é ideal para você.

 

O que é o método KonMari?

O método KonMari promete eliminar a bagunça de vez. Você começa descartando coisas, e, em seguida, organiza tudo, de uma só vez. Segundo Marie Kondo, se você adotar essa estratégia, a desordem nunca mais voltará a se instalar.

 

Como o método de Marie Kondo funciona?

O método KonMari é, basicamente, composto de 6(seis) regras básicas de arrumação. Explicamos cada uma delas para você aqui.

 

1. Arrume direito e de uma só vez.

Você precisa se comprometer que irá arrumar tudo na sua casa de uma vez só e que você não irá desistir no meio do caminho. Isso evita o efeito rebote da bagunça e que você se desmotive ao longo do processo, pois irá obter resultados palpáveis de imediato. E esses resultados lhe darão força para manter tudo em ordem sempre, influenciando diretamente no seu estilo de vida.

 

2. Imagine o estilo de vida ideal e a casa dos seus sonhos.

Imagine como é a casa dos seus sonhos, procure imagens para se inspirar e foque no que você idealizou. Isso ajudará você a se guiar durante o processo.

 

3. Primeiro descarte tudo para depois organizar.

A regra é simples. Primeiro descarte tudo o que você não precisa para então pensar em organização. Marie Kondo afirma que você só conseguirá planejar onde irá guardar as suas coisas quando tiver decidido o que manter e o que repassar, pois só então terá uma noção exata de quanto precisa guardar.

 

4. Organize por categoria e não por localização.

Segundo Marie, um dos principais erros que as pessoas comentem é arrumar um cômodo por vez. Essa abordagem não funciona, pois muitas vezes, temos itens da mesma categoria armazenados em diferentes locais da casa. Somente arrumando por categoria, você irá perceber a quantidade de coisas que você possui e identificar até itens duplicados.

 

5. Siga a ordem correta

Para ter sucesso, é essencial que você siga a ordem correta das categorias: comece pelas roupas, depois passe para livros, papelada, itens diversos e, por último, artigos de valor sentimental. Começando com o mais fácil e deixando o mais difícil para o final, você aperfeiçoa sua capacidade de decisão aos poucos e o trabalho fluirá com mais facilidade.

 

6. Mantenha em casa somente o que lhe traz alegria.

O critério para escolher o que guardar e o que descartar é pensar se o item nos faz felizes. Enquanto você decide o que lhe traz alegria, é importante tocar o objeto. Você deve segurá-lo firme com as duas mãos, como se conversasse com ele. Preste muita atenção à maneira como seu corpo reage no momento que você faz isso. Se algo lhe trouxer alegria, seu corpo irá reagir e você sentirá uma leve emoção.

 

A mágica da transformação

O método Marie Kondo é uma verdadeira transformação de mentalidade. Ao aplicá-lo, você certamente irá mudar a forma com você pensa à respeito das coisas que você possui e à respeito da sua casa.

 

LEIA MAIS: O QUE É MINIMALISMO? COMO POSSO INICIAR?

Gostou? Não se esqueça de compartilhar!

Categorias


Instagram


Something is wrong.
Instagram token error.