Adicionar ao carrinho
7 de fevereiro de 2019

MÉTODO MARIE KONDO: A ARTE JAPONESA DE ORGANIZAR


Organização

método de marie kondo

Hoje vamos falar sobre o método de organização Marie Kondo, o qual vem conquistando milhões de adeptos pelo mundo.  Seu método não é apenas um livro best-seller (e agora, uma série popular da Netflix). Ele se tornou um fenômeno cultural, incentivando pessoas a descartar o excesso de coisas que guardam em suas casas e acabar de vez com a bagunça.

É um método bastante rígido que pode não ser para todos. Algumas pessoas se sentem melhor seguindo uma rotina de organização semanal mais simples . Mas o que exatamente é o método Marie Kondo, também chamado de KonMari? Como ele funciona? A seguir resumimos para você a filosofia de organização da especialista japonesa para ajudar você a decidir se esse método é ideal para você.

 

O que é o método KonMari?

O método KonMari promete eliminar a bagunça de vez. Você começa descartando coisas, e, em seguida, organiza o ambiente inteiro, completamente, de uma só vez. Segundo Marie Kondo, se você adotar essa estratégia, a desordem nunca mais voltará a se instalar. O apelo desse método é que ele pode ser aplicado a todas as áreas da sua vida.

 

COMO COMEÇAR A USAR O MÉTODO KONMARI?

Diferente de outros métodos de organização, que se concentram em regras de descarte, o primeiro passo para começar a aplicar o método de Marie Kondo é escolher as coisas que queremos guardar e não aquelas que queremos descartar. Para fazer a triagem do que fica e do que sai, a melhor maneira é segurar em suas mãos cada item e se perguntar: “isso me traz alegria?” Se a resposta for afirmativa, guarde-o. Caso contrário, jogue-o fora. O truque é avaliar os itens um a um e prestar atenção em como o seu corpo reage a cada um deles.

Manter somente as coisas que lhe dão alegria (e livrar-se das que não lhe fazem felizes) exige que você enfrente com extrema sinceridade cada uma das suas coisas e força você a fazer um julgamento sobre que tipo de coisas você deseja ter ao seu redor.

 

COMO O MÉTODO DE MARIE KONDO FUNCIONA?

O método KonMari é, basicamente, composto de 6(seis) regras básicas de arrumação. Explicamos cada uma delas para você aqui.

1. Arrume direito e de uma só vez.

Você precisa se comprometer que irá arrumar tudo na sua casa de uma vez só e que você não irá desistir no meio do caminho. Isso evita o efeito rebote da bagunça e que você se desmotive ao longo do processo, pois irá obter resultados palpáveis de imediato. E esses resultados lhe darão força para manter tudo em ordem sempre, influenciando diretamente no seu estilo de vida.

Isso pode parecer um pouco assustador, afinal, nem todos nós temos tempo ou disposição suficiente para arrumar toda a casa de uma só vez. Mas não se preocupe! Marie Kondo aconselha você a fazer o que puder, caso não possa concluir tudo em um único dia.

 

2. Imagine o estilo de vida ideal e a casa dos seus sonhos.

Imagine como é a casa dos seus sonhos, procure imagens para se inspirar e foque no que você idealizou. Isso trará a você a motivação necessária para e ajudará a guiá-lo(a) durante o processo.

 

3. Primeiro descarte tudo para depois organizar.

A regra é simples. Primeiro descarte tudo o que você não precisa para então pensar em organização. Marie Kondo afirma que você só conseguirá planejar onde irá guardar as suas coisas quando tiver decidido o que manter e o que repassar, pois só então terá uma noção exata de quanto precisa guardar.

 

4. Organize por categoria e não por localização.

Segundo Marie, um dos principais erros que as pessoas comentem é arrumar um cômodo por vez. Essa abordagem não funciona, pois muitas vezes, temos itens da mesma categoria armazenados em diferentes locais da casa. Somente arrumando por categoria, você irá perceber a quantidade de coisas que você possui e identificar até itens duplicados.

 

5. Siga a ordem correta.

Para ter sucesso, é essencial que você siga a ordem correta das categorias:

  1. Roupas
  2. Livros
  3. Papelada
  4. Itens diversos
  5. Itens de valor sentimental. 

Segundo Marie Kondo, começando com o mais fácil e deixando o mais difícil para o final, você aperfeiçoa sua capacidade de decisão aos poucos e o trabalho fluirá com mais facilidade.

Você pode separar tudo de cada categoria em subcategorias, o que tornará o processo ainda mais fácil. Por exemplo, a categoria “Roupas” pode ser subdividida por estação. Ao separar por suas próprias subcategorias se torna muito mais fácil visualizar o que você tem, o que você precisa e o lhe traz alegria.

 

6. Mantenha em casa somente o que lhe traz alegria.

O critério para escolher o que guardar e o que descartar é pensar se o item nos faz felizes. Enquanto você decide o que lhe traz alegria, é importante tocar o objeto. Você deve segurá-lo firme com as duas mãos, como se conversasse com ele. Preste muita atenção à maneira como seu corpo reage no momento que você faz isso. Se algo lhe trouxer alegria, seu corpo irá reagir e você sentirá uma leve emoção.

 

COMO ORGANIZAR AS ROUPAS COMO MARIE KONDO?

Marie Kondo nos ensina que o segredo para manter as roupas organizadas é arrumá-las na vertical e não na horizontal. A meta é organizar as roupas de forma que você consiga visualizar todos os itens com um simples passar de olhos, como se fossem livros numa prateleira. Para isso, as roupas precisam ficar mais compactas.

Assim que tiver imaginado como ficará o interior de cada gaveta, você pode começar o trabalho. Cada roupa precisa ser dobrada até que fique na altura da gaveta e no formato de um retângulo liso. Cada peça tem um “ponto secreto” que a deixa na forma ideal.

dobrar roupas método KonMari

 

Em seu canal no YouTube, Marie Kondo ensina através dos seus vídeos como dobrar diferentes peças de roupas.

 

CONSELHOS DE MARIE KONDO PARA MANTER A CASA ORGANIZADA

  • Escolha um lugar específico para cada coisa e coloque-a em seu devido lugar assim que terminar de usá-la.
  • Busque a simplicidade máxima na organização, de tal modo que baste um simples passar de olhos para conseguir ver o que você tem;
  • Não espalhe suas coisas pela casa;
  • Esqueça a ideia de ter o que mais usa sempre à mão. A origem da bagunça é a incapacidade de recolocar as coisas nos seus devidos lugares, portanto a organização deve simplificar o ato de guardá-las e não de pegá-las;
  • Nunca empilhe as coisas: a chave para o sucesso é a arrumação vertical;
  • Esvazie sua bolsa todos os dias para evitar a desordem e esquecimento de itens importantes;
  • Mantenha a cozinha e banheiro livres, evitando deixar expostos itens que não estão em uso;
  • Valorize o que você tem.

 

A mágica da transformação

O método Marie Kondo é uma verdadeira transformação de mentalidade. Ao aplicá-lo, você certamente irá mudar a forma com você pensa à respeito das coisas que você possui e à respeito da sua casa.

 

LEIA MAIS: O QUE É MINIMALISMO? COMO POSSO INICIAR?

Gostou? Não se esqueça de compartilhar!

COMENTE E COMPARTILHE SUA OPINIÃO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias


Instagram


Something is wrong.
Instagram token error.