Adicionar ao carrinho
22 de novembro de 2018

A IMPORTÂNCIA DO MINIMALISMO PARA AS CRIANÇAS


Minimalismo

importância do minimalismo nas crianças

Você já parou para pensar em como a vida moderna está sobrecarregando as crianças? Hoje em dia, grande parte das crianças crescem em um ambiente repleto de brinquedos, roupas, jogos, entre outros tantos itens.

Isso reflete em uma rotina onde as crianças precisam realizar muitas escolhas o tempo todo, fazendo com que elas se sintam ansiosas, estressadas ou indecisas. O caos de um armário cheio de roupas ou de um quarto lotado de brinquedos e jogos pode realmente prejudicar as crianças. Tudo, desde ansiedade, TDAH e problemas comportamentais, podem agravar quando a criança fica com muita, muitas escolhas e muito pouco tempo.

É claro que ninguém quer isso para os seus filhos. Então vamos falar sobre a importância do minimalismo nas crianças.

 


8 razões pelas quais as crianças precisam do Minimalismo

 

1. Elas aprendem sobre gratidão

O Minimalismo é um estilo de vida que auxilia as crianças a apreciar melhor o que elas têm. Quando possuem menos coisas para escolher, brincam mais com seus brinquedos e valorizam o que têm. Elas não esperam ganhar coisas novas o tempo todo. Assim, cada presente se torna muito especial e as crianças ficam realmente agradecidas quando recebem algo novo.

 

2. Ajuda a exercitar a tomada de decisão

Durante toda a nossa vida precisamos fazer escolhas e tomar boas decisões. Também precisamos ser responsáveis e aceitar as consequências dessas decisões. Quando a criança tem que fazer uma escolha para se livrar de um brinquedo, a fim de abrir espaço para outro, ela está ganhando uma importante habilidade de vida.

 

3. Torna a responsabilidade mais fácil

Imagine a seguinte situação: você leva um cãozinho para casa e diz ao seu filho que este é um teste de responsabilidade. Ele deve ajudar a cuidar e alimentar o bichinho, além de brincar com ele. Isso parece legal, não é mesmo?

Agora imagine que você trouxe 10 cãezinhos para casa e disse ao seu filho a mesma coisa. Nesse caso, ele não irá aprender nada sobre responsabilidade, pois eles não estão preparados para tanto. O que a criança aprenderá, em vez disso, é que a responsabilidade é impossível e requer muita ajuda dos pais.

A criança pode aprender a ser responsável com alguns pertences que tenham um lar estabelecido. Se ela tiver centenas de pertences, certamente irá dizer que não consegue cuidar deles sozinha.

 

4. Elas aprendem a ter compaixão e serem generosas

Doar algo que pertence a você, que possivelmente você teve um apego em algum momento, é um exercício de caráter muito forte!

 

5. Estimula a criatividade e imaginação

O excesso de brinquedos, videogames, jogos, limitam a imaginação e a criatividade na infância. Quando seus filhos têm menos, eles são naturalmente mais criativos e imaginativos. Eles inventam brincadeiras novas, transforma utensílios de cozinha em instrumentos musicais, fingem que caixas são carros e lençóis viram cabanas.

 

6. Elas passam mais tempo com a família

Ao invés de querer jogar videogames o tempo todo, o minimalismo estimula as crianças a estarem mais com a família. Muitas atividades podem ser feitas em família, como assistir um filme juntos, jogar um jogo de tabuleiro, ler um livro em voz alta, e muitas outras.

 

7. Elas aprendem sobre consumo consciente

Quando você limita a quantidade de brinquedos que seus filhos podem levar para casa, eles escolhem com mais cuidado os brinquedos em que irão gastar a sua mesada e pedem no aniversário e nos feriados. Este é o começo de ensinar as crianças sobre o consumo consciente. Isso é algo que as crianças precisam aprender cedo na vida para não desperdiçar dinheiro no futuro. Aproveite também para ensiná-los sobre publicidade e por que as empresas fazem isso.

 

8. Elas vão optar por experiências ao invés de coisas

Quando você ensina as crianças sobre o minimalismo e os benefícios de aproveitar mais com menos, elas aprendem que comprar mais coisas não as fará felizes e, muitas vezes, optarão por experiências como férias em família, uma noite de cinema, uma tarde com amigos, brincar com um irmão, etc.

 

Agora que você já sabe qual importância do minimalismo nas crianças, que tal por esse estilo de vida em prática e beneficiar seus filhos com menos coisas e mais diversão!?

E uma dica incrível para você seguir já é o perfil da Nati Grazziotin, ela fala sobre maneiras viáveis de seguir uma vida Minimalista!!

 

Não deixe de compartilhar e passar o Minimalismo para frente!

Mas qual é o significado do minimalismo? Então não deixe de conferir o post abaixo!

MINIMALISMO: VIVA UMA VIDA SIGNIFICATIVA!

Categorias


Instagram


Something is wrong.
Instagram token error.