Adicionar ao carrinho
8 de novembro de 2018

DICAS INCRÍVEIS PARA ORGANIZAR SEU CLOSET


Organização

como organizar e limpas o closet

Organizar e limpar o closet pode ser uma tarefa assustadora. O que você mantém? O que você deve descartar? O que você deve doar? O post de hoje traz uma série de dicas para ajudar você nessa árdua tarefa!

 


O QUE MANTER?

 

Itens usados nos últimos 6 meses

Avalie as peças que você usou nos últimos seis meses e certifique-se de que ainda lhe servem e estão em bom estado.

 

Roupas para festas e eventos

Claro, ocasiões especiais não acontecem o tempo todo. Por isso, mantenha com você as peças que você gosta e que ainda lhe servem.

 

Itens sentimentais cheios de história

Itens como o anel de sua avó ou o vestido que você usou no seu casamento, para você sempre estarão em grande estilo e terão uma ótima história. Por isso, se forem realmente importantes, guarde-os com você!

 


HORA DO DESCARTE E/OU DOAÇÃO

 

PENSE E PERGUNTE-SE!

 

1. Eu preciso disso?

Esse pensamento é importante em vários aspectos, tanto para o que você já tem no guarda-roupa, quanto para o que você deseja comprar. Não adianta comprar uma roupa pensando no futuro: “Ah, eu posso usar um dia!

Se pergunte: Que dia? Quando? Onde? Porquê? Pensou demais? Provavelmente você não irá usar! Compre somente o que precisa e livre-se das coisas paradas a muito tempo. Aproveite a oportunidade e doe para quem precisa, faz muito bem para a alma!

 

2. Meu closet tem espaço?

É muito importante pensar na sua realidade em relação ao espaço do seu armário. Quando você tem muita roupa e pouco espaço, acaba que não consegue aproveitar e enxergar tudo que têm. Verifique suas reais necessidades!

 

3. Tenho algo semelhante?

Você ama sua blusa de alcinha e tem várias cores diferentes dela: uma branca, uma azul e uma bege. Se você usa todas, parabéns! Mas se você só usa a branca e as outras estão de lado a muito tempo, desapegue!

Em muitos casos o acumulo começa assim. As vezes gostamos tanto de algo que queremos ter vários, de diversas cores. Ou temos um objeto que faz uma função, mas queremos outro diferente que faz a mesma coisa. Acabamos que só usamos um dos itens, e o outro fica inutilizado. Pense bem antes de comprar roupas ou objetos semelhantes demais, economize para comprar o que é importante para você!

 

4. Eu usei essa roupa nesse ano ou nessa estação?

Nessas horas precisamos ser muito sinceros com nós mesmos. Se você comprou algo e um ano se passou, você não usou? Sinto te dizer, desapegue já! Você pode doar, isso irá fazer um bem incrível para você. Mas você também pode vender e utilizar o dinheiro para algo importante! O que não pode acontecer é deixar a energia ficar parada dentro do seu guarda roupa com várias coisas que você não usa. Ouvimos aquela frase clássica de sempre: “Tenho tanta roupa e  não tenho nada para vestir hoje!”

 

5. Vale a pena eu gastar com isso?

Promoção é aquela tentação! Para muitos significa: “Está barato, preciso disso!” Ai que você se engana na emoção do momento, o importante não é se está em promoção ou não, se é caro ou barato, o importante é você se perguntar: “Isso é algo útil para mim?” “Eu preciso?” “Para qual finalidade?” “Eu posso pagar?”.

Muitas vezes, gastamos além do que deveríamos em promoções, com coisas que nem iremos usar depois. No meu ponto de vista, um dinheiro bem gasto é quando iremos usar muito aquele objeto, quando ele tem uma ótima qualidade e irá durar por muito tempo. E isso não importa se o objeto é caro ou barato, e sim o que ele irá agregar no seu dia a dia.

 

6. Posso reaproveitar isso?

Existe aquelas roupas que ficam paradas por um tempo no armário e você nem lembra que ela está lá. Mas um dia, você a pega e têm aquela ideia de utiliza-la de outra forma, dando um novo ar para a peça. Mas, se você pegou a peça, verificou e ainda não teve nenhuma ideia de reutilização, é melhor se despedir dela e desapegar!

 

7. Esse objeto te faz lembrar alguém?

Registre os momentos dentro de você, na sua memória e no seu coração. Não é aquele vestido que você ganhou da sua vó que te fará lembrar dela. Se você não usa, não adianta guardar e deixar ali como “memória” de uma pessoa ou de um momento importante. Guarde fotos e boas lembranças na sua memória!

 


É HORA DE ORGANIZAR O CLOSET!

Agora que você selecionou tudo, é hora de organizar o closet! A forma como você armazena as suas roupas nele é tão importante quanto a limpeza inicial, então use estas 5 dicas para mantê-lo no caminho certo!

 

1. Categorize as suas roupas

Divida suas roupas em categorias para economizar tempo quando estiver se vestindo. Primeiro, separe por tipo (camisetas por comprimento de manga, saias, shorts, calças, vestidos, suéteres, casacos, etc.) e depois por cor (claro a escuro). Excessivo? Não é! Esse esforço extra irá lhe ajudar a economizar tempo na hora de se vestir!

 

2. Defina o local de cada coisa

Crie uma zona (mesmo que imaginária) dentro do seu closet para armazenar suas roupas, calçados e acessórios separados por categoria. Manter os lugares definidos facilita a organização diária, evita a bagunça e permite a visualização das peças que você possui.

 

3. Padronize cabides

Melhore a organização do closet investindo em cabides padronizados e antiderrapantes, como cabides de veludo. Então, organize tudo para que eles fiquem na mesma direção. Isso não só economiza espaço, mas também proporciona uma visão geral do que você tem.

 

4. Priorize roupas da estação

Pendure apenas roupas que você usará nos próximos dois meses. Em seguida, armazene os itens fora da estação em cestos organizadores separadas e claramente marcadas, por estação. Assim, se você for viajar para um local com um clima diferente, se torna fácil localizar exatamente o que você está procurando.

 

5. Invista em itens organizadores, com moderação

Apesar de ser tentador comprar inúmeros itens organizadores, a recomendação é não comprar nenhum produto antes de ter analisado e organizado o ambiente onde você vai utilizá-lo. Ou seja, você precisa olhar o espaço disponível e definir exatamente o que deverá ser guardado ali.

Se pergunte: o que eu preciso? Cabides? Potes? Caixas?  Divisórias para gavetas? E seja bem específico na resposta, deixando claro o por quê precisa. Apenas depois desta análise recomendamos que você compre os organizadores.

 

Dessa forma você evita perder tempo e, principalmente, dinheiro com produtos que não se adequam às suas necessidades.

Quando você terminar a limpeza e a organização de seu closet, escolher o que vestir no seu dia a dia será bem mais agradável e você terá mais espaço para armazenar roupas novas e cheias de estilo!

 

Gostou? Compartilhe nas suas redes sociais!

 

COMENTE E COMPARTILHE SUA OPINIÃO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias


Instagram


Something is wrong.
Instagram token error.