Adicionar ao carrinho
9 de outubro de 2019

QUALIDADE DE VIDA ATRAVÉS DA GESTÃO DO TEMPO


Destaque | Minimalismo

Em meio à vida moderna, o tempo de qualidade é um dos recursos mais valiosos que temos. É de extrema importância que ele seja gerenciado e aproveitado ao máximo para benefício pessoal!

Sim, é verdade. Nossa vida pessoal e profissional está sempre repleta de atividades e, no meio de toda a correria do dia a dia, não é nada fácil manter o controle e a organização. Porém, apesar de ser um grande um desafio, é importante manter cada coisa em seu lugar.

A desorganização leva ao adiamento e acúmulo de tarefas, gera frustração, desencadeia o estresse, a ansiedade e ainda mata a sua produtividade, pois você perde muito tempo procurando por objetos e documentos que simplesmente podem estar em qualquer lugar.  Isso tudo gera perda de tempo, de dinheiro e, principalmente, de qualidade de vida.

Mas, além disso, quais os reais malefícios da desorganização e má gestão do tempo? Continue lendo este artigo para saber!

Os malefícios da desorganização e suas consequências da gestão do tempo

 

A DESORGANIZAÇÃO ATRAPALHA O SEU FOCO

Ambientes desorganizados e a má gestão do tempo nos leva a nos preocuparmos com várias coisas ao mesmo tempo. O resultado disso é óbvio: você faz seu trabalho de forma desleixada tanto por conta do ambiente desorganizado, como pela pressa em fazer tudo em tempo recorde e pela falta de foco causada pelas duas primeiras situações.

A falta de foco deixará você sem um horizonte. Você não saberá o que fazer primeiro, o que levará a uma perda ainda maior de tempo e de dinheiro.

 

A DESORGANIZAÇÃO FAZ VOCÊ PERDER A MOTIVAÇÃO

Um ambiente desorganizado, um tempo mal gerido e a falta de foco deixa você desmotivado(a). Correr para todos os lados sem saber o que fazer para terminar seu trabalho no tempo estimado, enquanto há pilhas e pilhas de papéis jogados pelo seu escritório. Ninguém consegue ser produtivo em um ambiente assim, não é mesmo?

 

BENEFÍCIOS DA GESTÃO DO TEMPO E DA ORGANIZAÇÃO

Pois bem, agora que você já sabe quais são os malefícios de um ambiente desorganizado e uma má gestão do tempo, por que não olhar o outro lado da moeda e avaliar os benefícios da organização e de uma boa administração do tempo?

Listamos aqui os principais benefícios:

 

AUMENTO DA PRODUTIVIDADE E AGILIDADE

Quando você trabalha em um ambiente organizado, você trabalha de forma mais rápida e eficiente. Além de sobrar tempo para fazer melhorias, você também cometerá menos erros e impedirá que imprevistos prejudiquem suas metas.

 

REDUÇÃO DO ESTRESSE

Trabalhar em um ambiente organizado pode diminuir seu estresse em até 60%. O impacto do estresse na sua produtividade, vida pessoal, e outros aspectos é sempre negativo. Por outro lado, uma vida menos estressada permite que você execute mais tarefas com maior qualidade e em menos tempo.

 

MAIS TEMPO LIVRE

Esse provavelmente é o benefício mais desejado da organização:  ter mais tempo livre! Com a praticidade e funcionalidade na execução das tarefas, através da organização, sobra mais tempo para você se dedicar à projetos pessoais, momentos de lazer com família e amigos, o que aumenta diretamente a qualidade de vida e o bem estar. O Minimalismo tem tudo a ver com qualidade de tempo, vem ler nosso post sobre o assunto! Clique aqui!

 

MAIS DINHEIRO NA SUA CONTA

Pense que toda vez que você vai ao mercado, você compra um determinado produto e tem certeza que necessita dele. Então você chega em casa e descobre que já tem esse produto, e ainda mais, descobre que já até passou da validade. Você foi simplesmente comprando e comprando, colocando no armário, sem saber exatamente o que era importante e essencial para você! Isso acontece com roupas, com alimentes e outros objetos. Não sabemos exatamente o que possuímos e fazemos escolhas ruins gastando mais dinheiro do que o necessário. Uma ótimo dica é organizar seus ambientes e saber tudo que você realmente possui, assim, você irá economizar muito tempo e dinheiro! Para te ajudar a organizar, temos uma categoria inteira para você ler! Clique aqui!

 

COMO ADMINISTRAR MELHOR O SEU TEMPO?

 

Planeje seu dia: O planejamento deve ser obrigatoriamente executado par uma melhor gestão do tempo. Você pode fazer isso na forma de um plano diário, ou observando as prioridades do dia em sua agenda.

Estabeleça prioridades: Estabelecer o que é prioridade é a chave para o sucesso. Mas, para isso você precisa, primeiramente, identificá-las. Por exemplo, sua saúde é prioridade? Então acorde cedo e pratique uma atividade física. Assim você terá certeza de que outros compromissos do dia a dia não impedirão você de cuidar da sua saúde. Afinal, você já cumpriu essa prioridade no início do dia.

Evite a procrastinação: Saiba que deixar para amanhã pode comprometer o seu cronograma do dia seguinte e causar mais sensação de frustração e sobrecarga.

Defina limites: Para gerenciar seu tempo, você precisa saber como definir limites. Para si mesmo primeiro. E para os outros.

 

Gostou desse artigo? Compartilhe em suas redes sociais!

LEIA MAIS: MINIMALISMO: VIVA UMA VIDA SIGNIFICATIVA!

 

COMENTE E COMPARTILHE SUA OPINIÃO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias


Instagram


Something is wrong.
Instagram token error.